Técnico em Eletrotécnica

et

Perfil Profissional de Conclusão

O Técnico em Eletrotécnica é um profissional de nível médio de categoria especializada do qual se requer capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidade e trabalho em equipe. Este profissional deve possuir conhecimento de redes elétricas, máquinas elétricas, comandos elétricos, eletroeletrônica e materiais elétricos, além do desenvolvimento de suas competências comportamentais.

Competências Gerais

Ao concluir o Curso Técnico em Eletrotécnica, o aluno deverá ter constituído as seguintes competências gerais:

Além das competências gerais referidas, o TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA deverá:

Atribuições e Responsabilidades

Atribuições de um Técnico em Eletrotécnica.
Fonte: Ministério do Trabalho

O Decreto Federal nº 90.922 de 06/02/85, estabelece que os técnicos em Eletrotécnica podem projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kVA, bem como exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

No seu Art. 4º § 2º, estabelece que as atribuições dos técnicos industriais de 2º grau, em suas diversas modalidades, para efeito do exercício profissional e de sua fiscalização, respeitados os limites de sua formação, consistem em:

Campo de Atuação
Descrição sumária

O Técnico em Eletrotécnica na área de indústria é o profissional que tem por característica a capacidade do trabalho em conjunto, conhecimento técnico, formação tecnológica e capacidade de mobilização destes conhecimentos, para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos sócio-culturais.

O Técnico em Eletrotécnica na área de indústria com Habilitação em
Eletricista de Instalações em Sistemas de Energia Elétrica Predial e em Eletricista de Instalações em Sistemas de Energia Elétrica Industrial, tem formação para atuar: na linha de instalações prediais com competências e habilidades para elaborar projetos e execução de instalações elétricas residenciais e prediais, supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas e também atuar na linha de instalações industriais com competências e habilidades para elaborar projetos e execução de instalações elétricas industriais, supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas.

Mercado de trabalho:

O eletrotécnico pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e até mesmo em construção civil. Onde ele realmente se sobressairá são as empresas voltadas a geração e distribuição de energia elétrica.

Abaixo a lista de alguns ramos de atuação do eletrotécnico:

A remuneração média de um profissional sem experiência com o técnico em eletrotécnica esta varia em torno de R$ 1.500,00 à R$ 2.000,00 iniciais.

Neste segmento temos o Curso Técnico em Eletrotécnica e em Engenharia Eletrotécnica. Ambos são muito bons, o aconselhável é sempre fazer o técnico, ingressar na área e depois partir para engenharia, assim estará muito mais capacitado para desenvolver-se pessoalmente e academicamente.

Matriz Curricular
(Disciplinas do curso de Eletrotécnica)